Perguntas-frequentes.png

Perguntas Frequentes

Olá pessoal!
A quantidade de perguntas foi tão grande no nosso inbox que resolvemos fazer essa nota de perguntas mais frequentes!
Esperamos que seja proveitoso a todos! Gratidão pela vontade de ajudar, vocês são lindos!

1. COMO FUNCIONA?
R: Nosso sistema é bem simples: Juntamos os itens de higiene em Pontos de Coleta voluntários e encaminhamos para as instituições/iniciativas que já fazem algum tipo de atendimento a pessoas em situação de rua. Percebemos que os recursos já são poucos para essas organizações que levam sopas, cafés ou cobertas para as ruas, não é mesmo? E se na hora de dar os itens de higiene, elas não precisassem gastar nada? E se uma outra instituição pudesse prover esses itens para que elas pudessem continuar focadas nas comidinhas/cobertas? Assim nasceu o Mini Gentilezas, para ajudar a quem já está ajudando.

2. ONDE LEVO MINHA DOAÇÃO? JÁ TEM NA MINHA CIDADE?
R: Todos os pontos de coleta estão sempre atualizados aqui no site.

3. QUERO O MINI GENTILEZAS NA MINHA CIDADE!

  • 3.1 COMO FUNCIONA PARA O MINI GENTILEZAS TRABALHAR NA MINHA CIDADE?

Temos três pilares para trabalhar em todas as cidades:


I - PONTO DE COLETA: Qualquer local disposto a receber e repassar as doações, que possa ser divulgado abertamente nas redes sociais.
II - PARCEIRO MINI: Grupo de atendimento a pessoas em situação de rua. Qualquer iniciativa já existente de atendimento, que esteja disposta a fazer este repasse.
III - VOLUNTARIO CENTRAL: Alguém pronto para por a mão na massa. Receber as doações dos pontos, descartar os vencidos, contabilizar, nos enviar os relatórios e passar as Mini Gentilezas para a instituição. 

* TODOS os voluntários envolvidos precisam preencher um termo de compromisso.
** Tanto os pontos de coleta, quanto as instituições, são avaliados conforme a necessidade do local e da quantidade de mini gentilezas coletadas.
*** A Coordenação do Mini Gentilezas é parceira de todas as partes envolvidas. Juntos fazemos parte do todo. 

  • 3.2. SOU UMA INSTITUIÇÃO:

Entre em contato com gentileza@argilando.org e nos conte sobre o trabalho realizado. Com certeza podemos fazer uma parceria muito legal. Pode ser uma instituição, iniciativa ou ainda um grupo de amigos, desde que ajude aos amigos que estão nas ruas. Isso é importante para nós, ok?

  • 3.3 QUERO SER UM PONTO DE COLETA:

Para ser um ponto de coleta oficial do Mini Gentilezas é necessário fazer sua inscrição para utilização da identidade do projeto e autorização para divulgação, ok?
As regrinhas são:
✔ Os novos pontos tem que ser um local que possa ter o endereço divulgado nas redes sociais.
✔ Pode ser residencial com porteiro. Sempre teremos um horário previamente acertado.
✔ Este ponto fica responsável por entregar ao Voluntário Central de sua cidade uma vez por mês.
* Se você quer fazer um Ponto de Coletas na sua empresa, temos opções diferenciadas para trabalhar juntos. Envie um e-mail para gentileza@argilando.org com Ponto de Coletas Investidor no assunto.

 


4. QUERO AJUDAR! O QUE POSSO FAZER?
R: A ajuda com as doações dos itens de higiene pessoal é, DEFINITIVAMENTE, a parte mais importante. Além disso, a DIVULGAÇÃO permite que o projeto se perpetue. 
O trabalho do Mini Gentilezas é simples: os pontos de coleta fazem contagem e entregam aos nossos parceiros. Quem realmente põe a mão na massa são instituições e iniciativas que atendem aos nossos amigos que estão nas ruas, que fazem os kits de higiene e realizam as entregas. Caso haja interesse de ajudá-los, entre em contato direto com o grupo mais próximo, que está listado em cada cidade.

 

 

5. QUERO RECOLHER DOAÇÕES PARA O MINI GENTILEZAS. POSSO?
SIM! São as Gentilezas in Box.
Clique aqui e veja tudo que você precisa saber.

 

6. POSSO DOAR ROUPAS, COBERTORES E OUTROS ITENS, ALÉM DOS DE HIGIENE PESSOAL?
R: Sabemos da necessidade de doar outros itens para os amigos das ruas, mas a logística que isso exige é muito grande. Por isso, não podemos aceitar este tipo de doação, ok? Que tal entrar em contato DIRETO com os grupos que atendem as pessoas em situação de rua? Ou até mesmo juntar amigos para mobilizar uma campanha de arrecadação e distribuição desses itens? Reiteramos a gentileza de entregar APENAS ITENS DE HIGIENE nos pontos de coleta.

* - No município do Rio de Janeiro, são aceitas outros tipos de doação através do projeto Banco de Doações. Nesse caso, as doações serão aceitas APENAS na sede Argilando (Tijuca), mediante agendamento pelo facebook (/argilandoong) ou e-mail contato@argilando.org 

 


7. POR QUE O MINI GENTILEZAS SÓ AJUDA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA?
R: Nosso foco é a população em situação de rua. Entendemos e achamos lindas as ideias de levar os produtos de higiene para outros que também necessitam, porém realmente foge do nosso projeto. Dentro do Projeto Mini Gentilezas é importante que sejam os amigos que estão nas ruas os beneficiados. 

 


8. AS MINI GENTILEZAS TÊM VALIDADE?
R: Apenas produtos em condições de uso e dentro do prazo de validade serão doados aos amigos de rua. A sua seleção prévia no momento da doação ajudará muito no trabalho dos pontos de coleta e das instituições e iniciativas, responsáveis pela triagem para posterior entrega. 

 


9. TENHO POUQUÍSSIMOS ITENS, VALE A PENA DOAR?
R: Claro! As campanhas vão durar enquanto tiverem pessoas precisando. Nossas instituições e iniciativas inscritas como parceiras do projeto trabalham regularmente com as pessoas em situação de rua, então, sempre que tiver, pode mandar para que possamos melhorar os kits. Qualquer quantidade de doação é MUITO BEM VINDA.

 

10. COMO AS DOAÇÕES SÃO CONTABILIZADAS?
R: Ao final do mês, todos os Pontos de Coleta repassam as doações recebidas para o Voluntário Central da cidade. Este, verifica cada item, observando a validade e contabilizando tudo. Ao final, tudo é registado num relatório on-line, enviado para a coordenação do projeto.

 

11. COMO É REGISTRADA A ENTREGA?
R: O Voluntário Central repassa os itens triados (apenas com validade) e contabilizados referentes ao mês ao Parceiro Mini de sua cidade. Este, por sua vez, assina o recebimento e se compromete em repassar as doações para as pessoas em situação de rua, junto com o trabalho de assistência que já executam.

 


12. MAS, ONDE ELES TOMAM BANHO?
R: Eles utilizam locais que nem sempre tem os itens de higiene pessoal, como banheiros públicos, organizações sociais que os recebem, locais onde se paga bem baratinho e até mesmo chafarizes (infelizmente, não é mesmo?). 
De acordo com a Pesquisa Nacional sobre a Saúde da População em Situação de Rua realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em 2008, e que ouviu cerca de 32 mil pessoas adultas em situação de rua em 71 cidades, os locais mais usados pelas Pessoas em Situação de Rua para tomar banho são a rua (32,6%), os albergues/ abrigos (31,4%), os banheiros públicos (14,2%) e a casa de parentes ou amigos (5,2%).

 


13. VOCÊS SÓ ACEITAM AS MINIATURAS?
R: Outros itens de higiene também são super bem vindos. Temos sempre carência de pasta e escova de dente, barbeador, absorvente e desodorante. Se você tiver interesse em doar qualquer um destes itens, garantimos que será muito útil. Você também pode entrar em contato DIRETO com os nossos parceiros para saber se eles têm outras necessidades (vide item 4).

 


14. SOU UMA EMPRESA E QUERO FAZER UMA PARCERIA.
R: Será um prazer! Entre em contato pelo e-mail gentileza@argilando.org.
Temos uma proposta esperando por você.


15. O QUE É O INVESTIDOR GENTILEZA?
R: Para manter o projeto funcionando e continuar crescendo com qualidade, tanto em locais atendidos quando em volume de doações, precisamos investir em recursos humanos, operacionais e tecnológicos necessários a operação, comunicação, monitoramento e avaliação do projeto. Isso gera a credibilidade que temos hoje! 
Conheça nosso plano de cotas para patrocinadores Diamante, Platina, Ouro, Prata e Bronze e benefícios de participar da maior campanha de gentileza do Brasil.
Saiba mais AQUI e entre em contato conosco pelo email: gentileza@argilando.org 

funciona_.png